segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Culpa do Lula

O Lula é o culpado.

No último sábado fomos a um shopping em Ribeirão Preto, eu e minha família. Estava lotado. Foi difícil encontrar vagas no estacionamento, que passou a ser cobrado há coisa de alguns meses. Para minha surpresa e alegria dos administradores do shopping a cobrança do estacionamento não desestimulou o movimento. O consumidor não se importou de gastar alguns reais a mais. Tivemos que estacionar longe e caminhar bastante para chegar à entrada do shopping, um dos maiores do estado.

Pesquisas recentes mostram um crescimento na renda do brasileiro médio. Culpa do Lula. Milhões de brasileiro ascenderam socialmente nos últimos anos. Maldito governo Lula. Isto se reflete diretamente no movimento dos shoppings. Por causa do nosso presidente eu precisei rodar alguns minutos até encontrar uma vaga.

Enquanto o mundo vive a ressaca da bolha imobiliária nos EUA o Brasil registra crescimento econômico e incremento no consumo. Este fim de ano será um deus-nos-acuda. Estão falando na possibilidade de faltarem produtos da linha branca de eletrodomésticos. O Lula é culpado de máxima culpa. Este país está irreconhecível. Não era assim nos auros tempos dos governos tucanos. Shopping era coisa para poucos. Hoje qualquer um vai ao shopping, até eu, e ainda paga estacionamento.

Aliás, falando em estacionamento, outra culpa do atual governo é sobre o crescimento da frota de veículos novos e semi-novos. Qualquer assalariado pode trocar de carro! Naqueles tempos não era assim. Lembro que foi um sacrifício, em 1999/2000, trocar meu Fiat 147 ano 1979 por Gol BX ano 1985. Hoje esse Lula facilitou demais as coisas. Assim não dá.

Dizem que há pessoas que não foram beneficiadas pelo atual governo. Se houver mesmo, trata-se de uma minoria tão insignificante que seria incapaz de atrapalhar os planos de sucessão presidencial. Parece que não poderemos contar com algum movimento representativo que possa forçar uma volta aos bons tempos do tucanato. A privatização da Petrobras continuará a ser um sonho distante. Principalmente agora que um dos mais importantes aliados do PSDB, que era um dos modelos de administração da oposição, não pode mais participar do movimento de oposição ao governo popular do Lula.

É uma pena. Pena de tucano.

4 comentários:

Rubinho Osório disse...

Só mesmo o Lula pra te fazer voltar ao blogue, não?!?!?!?
Posso até discordar do teu texto, mas uma coisa é certa: graças ao Lula, a gente sabe que vc está vivo!!! E pensante!!!
A sorte do Lula é que seus opositores são muito pior que ele, ha, ha, ha!!!
Vc vai gostar do blogue do meu sobrinho: http://quemm.blogspot.com/ Passe lá...
E vê se escreve mais, pô!!!

Hernan disse...

Isso é verdade. Se o Lula é ruim, a oposição é ainda pior!

Hei. Gostei mesmo do blog do seu sobrinho. Idéias afinadas.

Danilo Havana disse...

Realmente pimentinha.
isso empre foi uma coisa que me intrigou. Nem parece que tem pobre nesse país.

Mas na verdade acho que somos nós que não temos já tanto contato com os menos afortunados.

Mas é claro que é perceptivel que a condição geral melhorou, mas o sistema continua bruto e desigual como sempre foi.

Por exemplo, trabalhamos ao lado de pessoas que ganham 10 paus por mês e pessoas que ganham 460 reias (fora os descontos). Mas a diferença, como vc bem disse, está em que até mesmo essas pessoas que ganham uma miséria já conseguem vislumbrar alguma alegria.

Mas agora vc ve só quanto dinheiro tem esse país. Foram só dois gvernos mais ou menos organizados, sem tanto roubo, que a coisa já melhorou demais. Imagina fossem 500 anos?

Pra mim, o que falta ao Lula é também ser culpado de ter feito a reforma agrária e restatizado a Vale.

Abraços,
Danilo
urubutres.wordpress.com

Hernan disse...

Então Danilo, eu também gostaria que as coisas estivessem mais à esquerda, mas, como diz um blogueiro que acompanho, se o Lula tivesse sido mais radical certamente teria sofrido um golpe político. Nossa direita é carne de pescoço. Temos de cozinha-la em fogo brando senão podemos correr o risco de repetir 64.