quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Salve os oceanos

Hoje vi numa loja um banner onde estava escrito "salve os oceanos", com uma imagem de fundo qualquer de que não me lembro exatamente . Texto de marketeiro. Eles apreciam muito usar esses imperativos. Sempre vêm com algum "faça isto", "faça aquilo". Preste atenção em como abusam dos imperativos. Querem provocar uma reação no consumidor de forma que vinculem seu produto a uma atitude "positiva". Seus esforços mais recentes pretendem agregar (para usar um termo que eles adoram) a idéia de sustentabilidade, a vedete dos últimos anos.

Quem faz uso desses recursos, se estivesse de fato interessado na saúde das águas e da fauna marinha, nunca diria algo como "salve os oceanos". Quem lê isto é induzido a sentir-se na posição de um algo messias verde. "Se eu quiser posso salvar os oceanos. Vou pensar. Agora tenho um compromisso. Depois eu salvo".

É ridículo.

Acho que o efeito seria outro se estivesse escrito: "pare de jogar lixo no mar, imbecil!". Ou, melhor ainda: "PARE DE JOGAR LIXO NO MAR, IMBECIL!!!!!!". Porém, a peça publicitária não serviria para agregar (olha o agregar de novo) valor ao produto, que é, afinal, o objetivo da campanha.

A saúde dos oceanos é um acessório.

Sossego

Ora, bolas, não me amole com esse papo de emprego. Não está vendo? Não estou nessa. O que eu quero é sossego.
Do mestre Tim Maia.